sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PARABÉNS BIÓLOGOS!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vamos fazer A diferença

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Biocombustíveis

Temos a noção básica de que combustíveis fósseis são os mais utilizados, entretanto estes são FINITOS, pois as reservas terrestres diminuem e findam, sem renovação. Além de poluirem absurdamente, causando muitos, e sérios, desequilíbrios no ambiente.
Então, entram os BIOCOMBUSTÍVEIS, que são materiais biológicos que, em combustão, tem a capacidade de gerar energia, realizando trabalhos.
No Brasil, o álcool proveniente da cana de açúcar é o tipo mais difundido de biocombustível. Ele causa uma poluição bem menor em comparação aos combustíveis derivados do petróleo.

Em se tratando do Biodiesel, que é um óleo virgem derivado de algumas plantas, tem-se a possibilidade de substituir quase todos os derivados do petróleo, SEM modificação nos motores. O biodiesel também tem a capacidade de lubrificar as máquinas ou motores, o que reduz possíveis estragos, além de não poluir e reduzir as emissões poluentes dos derivados de petróleo. Não é tóxico e também não explosivo nem inflamável à temperatura ambiente. E melhor ainda, não contribui para a chuva ácida, pois não apresenta enxofre na sua composição. A soja, o pinhão manso, mamona, e até mesmo o dendê são plantas que podem ser utilizadas para a produção de biodiesel. Este permite que se estabeleça um ciclo fechado de carbono no qual o CO2 é absorvido quando a planta cresce e é liberado quando o biodiesel é queimado na combustão do motor.

O grande mercado energético brasileiro e mundial poderá dar sustentação a um imenso programa de geração de emprego e renda a partir da produção do biodiesel. A produção de oleaginosas em lavouras familiares faz com que o biodiesel seja uma alternativa importante para a erradicação da miséria no país.
Fonte: Ecologia Hoje / biodieselbr.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Em respeito e defesa da vida do animal

Um instrumento de defesa animal que acompanha as exigências da União Européia, é o Projeto de Lei n. 215/2007, a qual veda e regula práticas de atividades na área de produção animal, experimentação e controle populacional de animais em meio urbano. Para este projeto ser aprovado é um tanto complexo, pois parlamentares mal se importam com o ser humano, quem dirá com os pobres animaizinhos. Então, vamos nos unir e demonstrar nossa força com este abaixo assinado, que pede com urgência a aprovação do Código de Bem-Estar animal.


Contamos com a sua ajuda, SEMPRE!


sábado, 5 de junho de 2010

É HOJE!!!
Preserve o Meio Ambiente!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

IX Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática

Enzitec 2010

O evento será realizado de 10 a 12 de novembro de 2010 no Hotel Sheraton, localizado na Barra da Tijuca.

Vale a pena conferir.
Visitem o site: http://www.enzitec2010.com.br para se cadastrar e entender melhor sobre o tema.

Atenção: O limite de pessoas para o evento é de 400. Fiquem ligados! Inscrevam-se!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Salve o código florestal brasileiro

Esta manhã recebi um e-mail me informando que o agronegócio é o responsável por revisar o Código Florestal Brasileiro, o que é uma ABSURDO, e realmente acontece.
Um grupo de ruralistas está tentando destruir a legislação ambiental, reduzindo dramaticamente o tamanho das reservas ambientais. Isso lhes daria o direito de cortar 30% mais árvores na Amazônia e daria anistia a crimes ambientais. Nós precisamos mostrar nossa indignação e dizer a eles que o Brasil precisa de mais preservação, e não de desmatamento! Assine a petiçåo para salvar o Código no link abaixo:
http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal/98.php?cl_taf_sign=6bt91po6



As propostas absurdas incluem:
* Reduzir a Reserva Legal na Amazônia de 80% para 50%
* Reduzir as Áreas de Preservação Permanente como margens de rios e lagoas, encostas e topos de morro;
* Anistia aos crimes ambientais, sem tornar o reflorestamento da área uma obrigação;
* Transferir a legislação ambiental para o nível estatal, removendo o controle federal.
Essa não é uma escolha entre ambientalismo e desenvolvimento, um estudo recente mostra que o Brasil ainda tem 100 milhões de hectares de terra disponíveis para a agricultura, sem ter que desmatar um único hectare da Amazônia.
A proteção das florestas e comunidades rurais depende do Código Florestal, assim como a prevenção das mudanças climáticas e a luta contra a desigualdade do campo. Assine a petição para salvar o Código Florestal e depois divulgue!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Recicle!

Que a produção de lixo é algo inevitável, todos sabemos. Mas o que foge da nossa consciência é o modo como o produzimos e principalmente que SIM, eles são recicláveis. Para se ter uma idéia, o Brasil produz diariamente, aproximadamente, 228,4 mil toneladas de lixo e dessa contabilidade 125 mil toneladas são de lixo doméstico. Entretanto, somente 4.300 toneladas, equivalente a 2%, são destinados à coleta seletiva. 50 mil toneladas de resíduos (doméstico ou industrial) são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que é um risco à saúde e ao meio ambiente.
Para mudar este quadro é necessário utilizar a regra precognizada pelos ambientalistas: a "Regra do Três Erres":
Redução de padrões sociais de consumo
Reutilização dos materiais
Reciclagem
Tendo como objetivo reduzir o volume de lixo de difícil decomposição, como o plástico e o vidro, evitar a poluição da água e do ar, aumentando a vida útil dos aterros.

Com algumas atitudes simples podemos fazer a diferença no volume de lixo reduzido. Afinal, mudar padrões de consumo trazem benefícios ao seu bolso, além de preservar o meio ambiente.
Como por exemplo:
Lixo orgânico: Reuna restos de alimento em um recipiente, revolvendo e umedecendo o material, adicionando serragem ou folhas secas, você produz adubo.
Papel reciclado: Caso não tenha como produzí-lo, é simples: passe a utilizar papéis que já são reciclados. Se caso 10 milhões de brasileiros fizem isso, 15 milhões de árvores seriam poupadas.
Tinta para impressão: Cada cartucho de tinta requer o uso de 5 litros de petróleo em sua fabricação e demora cerca de 50 anos para se degradar na natureza. Vale a pena usar cartuchos reciclados.
Embalagens: Ao comprar produtos perecíveis dê preferência às embalagens maiores ou a granel, assim como linhas que contam com refil.
Desodorantes: Desde os tempos de criancinha sabemos: NADA de CFC, pra proteger nossa camada de ozônio.
Detergentes: Prefira os que são biodegradáveis, para que os microrganismos existentes na água possam decompor.
Eletrodomésticos e eletrônicos: Quando for trocá-los lembre-se de ONGs, bazares beneficentes, ou até mesmo um parente ou vizinho.
Algumas dicas de lugares que aceitam doação de eletrodomésticos e eletrônicos:
http://www.agentecidadao.com.br/entra.html
http://www.abre-excedente.org.br/

Ajude o meio ambiente, recicle!



Fonte: UOL

sábado, 22 de maio de 2010

Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV


Segundo a ANVISA, pessoas que se vacinaram contra o vírus H1N1 podem ter o resultado do teste de HIV como falso positivo, mesmo sem ter o vírus que provoca a AIDS, até 112 dias após a vacinação.
O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que “dribla” o E.L.I.S.A., o teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.
A técnica Lílian Inocêncio disse que o procedimento padrão da rede pública de saúde em casos de resultado positivo para HIV já é fazer a contraprova por meio de outro tipo de exame, o Western Blot, onde células infectadas pelo HIV são abertas e as proteínas nelas contidas são colocadas em uma placa de gel, onde uma voltagem é aplicada, além de ser uma técnica com o custo mais elevado.
Não há motivos para pânico!
“No limite, o que acontece com a produção industrial em ritmo acelerado da vacina contra a nova gripe é que, se a quantidade de adjuvantes, os componentes que potencializam a ação da vacina, estiver um pouco acima, pode fazer a resposta imunológica ter uma reatividade cruzada: acabar dando positivo para várias outras coisas.” Diz Edicio Cunha Neto, chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da USP.
Então, sem preocupação. Quem tinha o vírus antes de tomar a vacina vai continuar com ele, quem não tinha continuará não tendo. 


Fonte: G1.com

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Câncer no ovário

"A quarta maior causa de morte entre as mulheres deve-se ao câncer de ovário que é o mais letal tipo de câncer."
Os ovários são as glândulas de produção dos hormônios femininos - estrogênio e progesterona, os quais são responsáveis pelo ciclo menstrual da mulher, além da produção e armazenamento de óvulos. Estes são liberados dos ovários a cada ciclo menstrual e se caminham para o útero através das trompas. O óvulo fertilizado (pelo espermatozóide), se fixa na parede interna do útero e desenvolve num bebê.


O câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Cerca de 3/4 dos tumores malignos de ovário apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico inicial. É o câncer ginecológico de maior letalidade, embora seja menos freqüente que o câncer de colo do útero.
As causas podem ser: Hereditariedade, fumo, consumo de bebida alcoólica, consumo de alimentos muito gordurosos e utilização de medicamentos para infertilidade.
ATENÇÃO: Cistos no ovário não apresentam perigo desde que não sejam maiores que 10 cm e possuam áreas sólidas e líquidas.
Sintomas: Distensão ou inchaço abdominal, desconforto e dor pélvica ou abdominal, alterações urinárias e digestivas.
Diagnóstico: O primeiro passo é visitar o ginecologista para serem feitos exames da palpação pélvica e o Papanicolau. No caso da suspeita ser levantada, o diagnóstico será feito através de ultrassonografia chamada ecografia pélvica transabdominal e transvaginal. Esses exames não diagnosticam o câncer com precisão, pois no estágio inicial (tumor pequeno) não é possível visualizá-lo. Então, uma opção para as mulheres que fazem a ecografia é fazer juntamente o exame de marcadores tumorais, dosados através do sangue.
Tratamento: Cirurgia e após isso, quimioterapia para matar as células restantes do ovário; radioterapia para complementar o tratamento.
Prevenção

  • Amamentar;
  • Fazer ligadura de trompa ou histerectomia (retirada do útero) sem ter tido os ovários retirados;
  • Uso de anticoncepcional oral;
  • Redução da quantidade de gordura na dieta.
Estudos dizem que o consumo da linhaça age como quimiossupressor do câncer de ovário em mulheres.

Mulheres do meu Brasil, fiquem atentas e VISITEM SEU GINECOLOGISTA, estejam SEMPRE com seus exames em dia. O bem mais precioso com certeza é a nossa saúde!
Fonte: ABC da saúde, INCA, RioDicas.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia Mundial da Hepatite

É HOJE, galeera!


Hepatite é uma das doenças de maior incidência no mundo. Ela consiste na inflamação do fígado compromentendo suas funções e provocando anormalidades, tais como icterícia - acúmulo de bilirrubina, fazendo com que a pele e as mucosas fiquem amareladas. A doença também faz com que haja dificuldade na eliminação de substâncias tóxicas e na fabricação de proteínas.
As hepatites virais, as mais comuns, são classificadas em A, B e C. A do tipo A, conhecida como hepatite do viajante, é transmitida por via oral devido a ingestão de água e alimentos contaminados, no caso de contato com as fezes humanas, sendo comum quando o saneamento básico é precário. Para evitar a contaminação existe vacina apropriada. Quando adquirida, os sintomas começam a aparecer após cerca de 30 dias, sendo que os iniciais são mais amenos, como fadiga, o mal-estar, falta de apetite, náuseas, vômitos, febre baixa, desconforto na região do abdome e diarréia. Em 60% dos adultos e em 25% das crianças é comum a icterícia. Não é considerada uma hepatite grave e seu índice de mortalidade é muito baixo. Não há um tratamento específico, de maneira que a melhor forma de evitá-la é através da higiene e da vacinação.
Já a hepatite B é transmitida sexualmente ou via sangue (transfusão e uso de drogas ilícitas).
A hepatite C, considerada pela Organização Mundial de Saúde o maior problema de saúde pública, é a responsável pela maioria dos transplantes hepáticos, já que estima-se que 3% da população mundial esteja contaminada, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. Essa transmissão, que ocorre mais facilmente do que a AIDS, geralmente acontece através de acidentes profissionais, transfusão de sangue e injeção compartilhada de drogas ilícitas de pessoas que têm o sangue ou secreção contaminados pelo vírus HCV.


Fonte: Rojas Comunicação


Se você mora no Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília, participe nos locais:


Rio de Janeiro - Shopping Grande Rio - Rod. Presidente Dutra, 4200 - São João de Meriti - RJ - Das 10.00 às 18.00 horas. 


São Paulo - Shopping Center 03 - Av. Paulista, 2064 - São Paulo - SP - Das 10.00 às 18.00 horas. 


Brasília - Pátio Brasil Shopping - SCS Quadra 07 Bloco A - Asa Sul - Brasília - DF - Das 10.00 às 18.00 horas. 



terça-feira, 18 de maio de 2010

Doação de Medula Óssea

Sabe quais são as chances de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa aqui no Brasil? 1 em 1 milhão.

Doar medula é um dos procedimentos mais simples entre as doações, além de VOCÊ poder salvar uma VIDA!

Se você tem entre 18 e 65 anos com um bom estado de saúde, traga esperança para os milhares de portadores de leucemias e outras doenças de sangue, seja um doador voluntário de medula óssea.
São somente 7 passos:

1) Ter entre 18 e 65 anos com um bom estado de saúde;
2) Fazer exame de sangue para a tipagem;
3) Há a identificação da sua tipagem HLA (Antígenos de Histocompatibilidade);
4) Haverá o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea;
5) Aparecendo um paciente de medula compatível à sua, você será chamado;
6) Novos testes sanguíneos serão realizados para a confirmação da compatibilidade;
7) Compatibilidade confirmada, você poderá fazer a doação.

São passos simples que resultam na felicidade de muitas pessoas. Então, SEJA UM DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA!

Para se tornar um doador: 0800 2820708
Agendamento de exames, para doadores de medula óssea: Hemorio
R. Frei Caneca, 8 - Centro ( estação de metrô: Central )

Fica a dica 

H1N1 - Atenção

Galeera, a H1N1 tá aí e ainda não foi batida a meta das pessoas que tem que tomar a vacina. Sem contar que a vacinação dos adultos de 30 à 39 está abaixo da média, somente 8 milhões se vacinaram, entretanto a meta é de  24 milhões. Vamos dar o exemplo! Olho vivo no calendário hein:




E não esqueça de que quem perdeu o prazo é só comparecer em algum posto de saúde e se prevenir.

Boas novas

Olá para todos que um dia lerão este post.
Tenho a pretensão de fazê-lo crescer e sempre contando com a ajuda de todos, porque sozinho ninguém chega à lugar algum.
Estarei aqui sempre que possível dando informações sobre a Biologia e seus ramos e sempre à disposição para ajudá-los.


Então, que eu seja bem vinda e vamos em frente!