sábado, 22 de maio de 2010

Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV


Segundo a ANVISA, pessoas que se vacinaram contra o vírus H1N1 podem ter o resultado do teste de HIV como falso positivo, mesmo sem ter o vírus que provoca a AIDS, até 112 dias após a vacinação.
O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que “dribla” o E.L.I.S.A., o teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.
A técnica Lílian Inocêncio disse que o procedimento padrão da rede pública de saúde em casos de resultado positivo para HIV já é fazer a contraprova por meio de outro tipo de exame, o Western Blot, onde células infectadas pelo HIV são abertas e as proteínas nelas contidas são colocadas em uma placa de gel, onde uma voltagem é aplicada, além de ser uma técnica com o custo mais elevado.
Não há motivos para pânico!
“No limite, o que acontece com a produção industrial em ritmo acelerado da vacina contra a nova gripe é que, se a quantidade de adjuvantes, os componentes que potencializam a ação da vacina, estiver um pouco acima, pode fazer a resposta imunológica ter uma reatividade cruzada: acabar dando positivo para várias outras coisas.” Diz Edicio Cunha Neto, chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da USP.
Então, sem preocupação. Quem tinha o vírus antes de tomar a vacina vai continuar com ele, quem não tinha continuará não tendo. 


Fonte: G1.com

0 comentários: