quarta-feira, 26 de maio de 2010

Recicle!

Que a produção de lixo é algo inevitável, todos sabemos. Mas o que foge da nossa consciência é o modo como o produzimos e principalmente que SIM, eles são recicláveis. Para se ter uma idéia, o Brasil produz diariamente, aproximadamente, 228,4 mil toneladas de lixo e dessa contabilidade 125 mil toneladas são de lixo doméstico. Entretanto, somente 4.300 toneladas, equivalente a 2%, são destinados à coleta seletiva. 50 mil toneladas de resíduos (doméstico ou industrial) são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que é um risco à saúde e ao meio ambiente.
Para mudar este quadro é necessário utilizar a regra precognizada pelos ambientalistas: a "Regra do Três Erres":
Redução de padrões sociais de consumo
Reutilização dos materiais
Reciclagem
Tendo como objetivo reduzir o volume de lixo de difícil decomposição, como o plástico e o vidro, evitar a poluição da água e do ar, aumentando a vida útil dos aterros.

Com algumas atitudes simples podemos fazer a diferença no volume de lixo reduzido. Afinal, mudar padrões de consumo trazem benefícios ao seu bolso, além de preservar o meio ambiente.
Como por exemplo:
Lixo orgânico: Reuna restos de alimento em um recipiente, revolvendo e umedecendo o material, adicionando serragem ou folhas secas, você produz adubo.
Papel reciclado: Caso não tenha como produzí-lo, é simples: passe a utilizar papéis que já são reciclados. Se caso 10 milhões de brasileiros fizem isso, 15 milhões de árvores seriam poupadas.
Tinta para impressão: Cada cartucho de tinta requer o uso de 5 litros de petróleo em sua fabricação e demora cerca de 50 anos para se degradar na natureza. Vale a pena usar cartuchos reciclados.
Embalagens: Ao comprar produtos perecíveis dê preferência às embalagens maiores ou a granel, assim como linhas que contam com refil.
Desodorantes: Desde os tempos de criancinha sabemos: NADA de CFC, pra proteger nossa camada de ozônio.
Detergentes: Prefira os que são biodegradáveis, para que os microrganismos existentes na água possam decompor.
Eletrodomésticos e eletrônicos: Quando for trocá-los lembre-se de ONGs, bazares beneficentes, ou até mesmo um parente ou vizinho.
Algumas dicas de lugares que aceitam doação de eletrodomésticos e eletrônicos:
http://www.agentecidadao.com.br/entra.html
http://www.abre-excedente.org.br/

Ajude o meio ambiente, recicle!



Fonte: UOL

0 comentários: