quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia Mundial da Hepatite

É HOJE, galeera!


Hepatite é uma das doenças de maior incidência no mundo. Ela consiste na inflamação do fígado compromentendo suas funções e provocando anormalidades, tais como icterícia - acúmulo de bilirrubina, fazendo com que a pele e as mucosas fiquem amareladas. A doença também faz com que haja dificuldade na eliminação de substâncias tóxicas e na fabricação de proteínas.
As hepatites virais, as mais comuns, são classificadas em A, B e C. A do tipo A, conhecida como hepatite do viajante, é transmitida por via oral devido a ingestão de água e alimentos contaminados, no caso de contato com as fezes humanas, sendo comum quando o saneamento básico é precário. Para evitar a contaminação existe vacina apropriada. Quando adquirida, os sintomas começam a aparecer após cerca de 30 dias, sendo que os iniciais são mais amenos, como fadiga, o mal-estar, falta de apetite, náuseas, vômitos, febre baixa, desconforto na região do abdome e diarréia. Em 60% dos adultos e em 25% das crianças é comum a icterícia. Não é considerada uma hepatite grave e seu índice de mortalidade é muito baixo. Não há um tratamento específico, de maneira que a melhor forma de evitá-la é através da higiene e da vacinação.
Já a hepatite B é transmitida sexualmente ou via sangue (transfusão e uso de drogas ilícitas).
A hepatite C, considerada pela Organização Mundial de Saúde o maior problema de saúde pública, é a responsável pela maioria dos transplantes hepáticos, já que estima-se que 3% da população mundial esteja contaminada, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. Essa transmissão, que ocorre mais facilmente do que a AIDS, geralmente acontece através de acidentes profissionais, transfusão de sangue e injeção compartilhada de drogas ilícitas de pessoas que têm o sangue ou secreção contaminados pelo vírus HCV.


Fonte: Rojas Comunicação


Se você mora no Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília, participe nos locais:


Rio de Janeiro - Shopping Grande Rio - Rod. Presidente Dutra, 4200 - São João de Meriti - RJ - Das 10.00 às 18.00 horas. 


São Paulo - Shopping Center 03 - Av. Paulista, 2064 - São Paulo - SP - Das 10.00 às 18.00 horas. 


Brasília - Pátio Brasil Shopping - SCS Quadra 07 Bloco A - Asa Sul - Brasília - DF - Das 10.00 às 18.00 horas. 



0 comentários: